Em algum momento você já deve ter se perguntado quem eram seus bisavós, trisavós ou tataravós, não é mesmo? Pois bem, montando a sua árvore genealógica você vai descobrir quem eram os seus ancestrais!
Quer saber mais sobre essa ferramenta da genealogia?
Então continue aqui com a gente ;)
O que é uma Árvore Genealógica?
A árvore genealógica é uma representação ordenada de nossos ancestrais, de modo que a visualização das gerações se torna mais fácil e bonita.
Na árvore conseguimos ver mais claramente aquelas pessoas responsáveis por estarmos aqui hoje estudando a nossa história!
É uma ferramenta extremamente importante para a genealogia, pois compila muitas das informações levantadas nas Investigações Genealógicas.
Geralmente a árvore genealógica começa em você e vai se bifurcando para cima, gerando os troncos familiares. No entanto, existem representações diferentes, como as árvores em leque ou com bifurcações laterais.
Mas o que é a genealogia?
A genealogia é uma disciplina auxiliar da história que estuda a origem das famílias, os sobrenomes, linhagens e migrações.
Nesse ramo, os genealogistas estudam muito sobre a história relacionada aos fluxos migratórios, sobre as guerras e o direito à cidadanias estrangeiras.
Quer saber mais? Temos um outro artigo falando em detalhes o que é a genealogia!
Como montar uma Árvore Genealógica?
Você sempre vai começar a investigação genealógica por você. Essa dica parece óbvia, mas acreditem, não é tanto.
Muitas pessoas ouvem falar em sua família que existia um imigrante na sua árvore genealógica, e tentam buscar diretamente o imigrante, o que quase nunca dá certo!
Isso porque é muito mais difícil confirmar a identidade de alguém quando você ainda não sabe quais as ligações familiares que te conectam a esta pessoa.
Assim, você precisa iniciar pela sua certidão de nascimento. Lá você irá conseguir as informações de seus pais e avós, o que já é o início de sua árvore.
Daí em diante, você precisa ir seguindo geração por geração, através dos documentos religiosos e civis, para que gradativamente a sua árvore genealógica vá crescendo.
Possíveis fontes
Hoje é possível encontrar muitas informações online, o que facilita bastante o trabalho na genealogia.
São muitos os bancos de dados disponíveis para que você tente encontrar o que precisa, sendo o mais completo e utilizado o FamilySearch, site criado e mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Contudo, é importante ressaltar que só a pesquisa online, na maioria das vezes, não será suficiente. Principalmente se você não tiver a prática da pesquisa.
Isso porque muitos acervos ainda não são digitalizados, e muitos outros são de difícil localização e identificação.
Assim, outras fontes além da internet são a história oral, passada de geração para geração, os cartórios, paróquias, museus, entre outros acervos históricos.
Por que montar a sua Árvore Genealógica?
Relembrar as nossas origens nos traz um senso de pertencimento e identidade, aspectos muito importantes para a nossa compreensão de nós mesmos.
A árvore genealógica é uma ferramenta que nos dá uma visão mais ampla do nosso sistema familiar, e nos traz maior clareza de quem somos com base na nossa ancestralidade.
Além disso, a construção da árvore genealógica é o primeiro passo para um possível reconhecimento de uma cidadania estrangeira, uma vez que localizados os imigrantes, é possível identificar se você tem algum direito.
Esse reconhecimento de cidadanias nos proporciona algo muito importante, a mobilidade, que no final das contas nos traz maior liberdade para andar pelo mundo e transitar pelas muitas fronteiras que dividem os países.
Vamos montar a sua Árvore Genealógica?
Nós, do Guia Imigrante, somos especialistas em te ajudar a se reconectar com a sua história familiar.
Para isso, através da Investigação Genealógica, montamos a sua árvore e analisamos as suas possibilidades ao reconhecimento de alguma cidadania.
Quer saber mais sobre as suas origens?
Comments